Esse tal de ensino médio...

segunda-feira, agosto 13, 2018

Alguns podem dizer que o ensino médio foi uma merda, alguns nem fazem questão de nada, e outros dizem mil maravilhas. Eu não me encaixo em nenhum desses grupos. Nunca saberei expressar como foi essa fase para mim, nunca existirão palavras, sentimentos ou ações para explicar. Foi realmente uma fase louca, e a vida começa ali. No meio daquilo tudo, um turbilhão de coisas ao mesmo tempo, e estamos vivendo tudo isso sempre. 
Tudo realmente começou quando a ficha caiu que eu já estava em um dos últimos anos de estudo obrigatório (risos), e que ali pra frente, muita coisa iria acontecer. Amizades chegando, amizades indo. Trabalhos e mais trabalhos acumulando, preocupação com tirar notas boas, foco que o crush te nota, aaaa não, ele não é crush algum, é só a mania de ficar vigiando alguém de longe. Seu coração nem acelera perto dele. Fazer cursos, ir atrás de emprego, geral falando do seu futuro e sua mente está em outro problemão que você mesmo não sabe no que deve focar. Alguns convites para sair, mas não vai porque não tem intimidade e não se sente confortável e seus pais não deixariam mesmo. 
Opa, pisquei. Já é o segundo ano. Amizades chegando, amizades indo. O dobro de trabalhos acumulando, foco para melhorar as notas, opa, não tem crush mas mais caras se interessaram em você, e seu pensamento é "tudo zoeira". Nesse mesmo ano, muitos problemas pessoais passaram a existir, seu emocional e psicológico se desloca todo como você nunca viu antes. Parece não haver nenhuma solução e que o fim do mundo era ali. Você estava quebrada, tentando manter a compostura, mas olhando hoje, para quê, afinal não adiantava esconder. A partir de um certo momento, viu amigas se apaixonando perdidamente e você não sabe se sorri dela estar engraçada ou porque aprovava por achar fazer bem pra ela. Vestibular mais perto e perto. "Qual curso você quer? Esse não! Essa área não dá dinheiro. Você quer uma faculdade federal? Você não vai conseguir!". 
Ufaaaa! Sobrevivi ao segundo ano do ensino médio, dizem que o terceirão é o mais fácil. Risos. 
Primeiro dia de aula, apresentação. Fale sobre si mesmo. Qual curso? Qual instituição? Tem estudado? Dia após dia, o que mais é falado é sobre seu futuro. Em meio disso, amizades vem. As mais inesperadas e que te completam como nunca. Aprendem primeiro a sorrir juntos, quando viu, estavam fazendo piadas, estudando, conversando, desabafando, ajudando uns aos outros e saindo. VAMOS PRO ROLÊ GALERA. Grupos e mais grupos se formaram. Mas, em meio disso tudo, amizades vão. Seja lá qual foi o motivo, só aconteceu. E está tudo bem. Você já passou por isso antes, vai ficar bem. Opção de trabalhar esse ano, nem a pau. Foco vestibulares, opa, uma festa e todo mundo que você gosta e se sente confortável vai estar lá, e finalmente se sente bem o suficiente para ir. Gratidão por aquelas pessoas. Esbarrou em uma boca aqui e ali, e essa tem algo novo. Senti borboletas na barriga, o coração acelerou e o medo tomou conta. Esquece tudo, segue o baile, tem outras coisas em jogo. Sanidade, amor próprio, confiança e vestibular. Problemas familiares e pessoais decidem ressurgir, e você sente a merda acontecer de novo. Vamos que vamos terceirão. Zoeiras, risadas, choros, fofocas, atitudes. Começa, recomeça e termina. A ficha caiu. O ensino médio sumiu. A certeza veio quando você já não estava acordando cedo e mantendo uma rotina insana em nome do seu futuro. Valeu a pena. Sim, valeu. Cada segundo. Os bons, os maravilhosos, os ruins e os péssimos. É uma loucura achar que um ano bom é feito apenas de coisas boas. Anos bons são aqueles que você aprende coisas. Sejam essas coisas fáceis ou difíceis, ruins ou boas. Seja aprendendo e lidando com facilidade ou até mesmo a força. Pode até doer, machucar e corroer. Mas está tudo ai, inteiramente para nós. Basta saber como lidar com as situações. Quer carregar a parte ruim para sempre, ou se lembrar sempre que pode daquela piada da qual todos sorriram? Você decide. 
Quero agradecer do fundo do meu coração, por todos os protagonistas desse meu ensino médio. Vocês fizeram a diferença, saibam disso. Obrigada pelo apoio psicológico e emocional, pelas as risadas, pelos rolês, pelos conselhos e por terem sobrevivido tudo isso comigo. Vocês são incríveis. 
Agora estou entrando em outra fase, meus amigos também, minha geração está começando essa fase. Talvez os futuros melhores anos de nossas vidas? Talvez os piores? Eu não sei. Talvez um pouco de tudo, e que possamos ter de tudo e que nunca nos falte nada. 
Obrigada por tudo, ensino médio. Obrigada por tudo meus amigos. Gratidão. 
Com amor, Amanda sentindo saudades disso tudo, e ansiosa para realizar um sonho. ♥

Você também vai gostar

1 comentários

  1. Que legal, Amanda! Aproveita esse tempo de ensino médio porque depois a vida adulta te enche com mais dúvidas haha os amigos são de levar pra vida toda e é a melhor parte <3

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por comentar aqui no blog. Espero muito que tenha gostado do post e que possa ver outros aqui no blog. Qualquer dúvida, responderei. Obrigada pelo carinho.


@batomdamanda
contato-amandasilva@hotmail.com

Facebook

Pinterest