12 livros que quero ler este ano

quarta-feira, março 06, 2019

Oiiii meus amoooores!
Tudo bem com vocês? Eu espero que esteja tudo uma maravilha. 
Vício em livros. Essa é uma das palavras que podem me definir (e muito!). Sempre estou com os olhos fixados em páginas e mais páginas. E o ano de 2019, além de me cobrar muita leitura na faculdade (jornalismo seu lindo), tem sempre alguns livrinhos que tenho muito interesse de ler. Vão desde livros motivacionais e inspiradores, as mais variadas críticas à sociedade, que me fazem suspirar e olhar tudo ao meu redor com outros olhos. Neste ano, mais do que nunca, estou a procura de livros que possam me trazer muita inspiração e percepções diferentes da vida. Seja por você ser diferente, ou pela cor da pele e o seu gênero. Quero aprender mais e mais sobre esses assuntos e ser mais mente aberta com diferentes visões da realidade. Escolhi livros que são dos mais diferenciados escritores e pode ter certeza que cada um se destaca pelo seu jeito único.

livros para ler em 2019
1. O extraordinário - R.J. Palacio (2012)
Acho que esse livro é um dos mais incríveis lançados nessa década. O livro conta a história de um menino, Auggie, que nasceu com uma síndrome genética que lhe causou deformidade facial. Ao longo da história, ele tenta mostrar para todos que é um menino comum como qualquer outro. 
2. Capitães da areia - Jorge Amado (1937)
Um clássico da literatura brasileira, Capitães da Areia, conta a história de adolescentes que foram abandonados e cresceram nas ruas de Salvador, Bahia. E para conseguir sobreviver, eles roubam e cometem trapaças. 
3. Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie (2013)
Eu já li trezentas resenhas desse livro, e, quanto mais leio sobre ele, mais quero lê-lo! É uma história de amor, mas o foco acaba não sendo esse. Ela traz um outro lado do amor que poucas vezes são mostrados: raça, gênero, identidade e imigração. E para completar o contexto histórico, o livro se passa em tempos de regime militar na Nigéria. Uma obra e tanto.


4. Mulheres que correm com os lobos - Clarissa Pinkola (1992)
Neste livro, a escritora usa 19 mitos, lendas e contos de fada, para mostrar como as mulheres foram domesticadas e castigadas ao longo dos tempos. Sendo transformadas para agradar somente os outros. E após ela fazer uma analogia com isso tudo, mostra como atingir a verdadeira libertação, com a corajosa loba que vive em cada mulher.
5. A paixão segundo G.H. - Clarice Lispector (1964)
Alguém fala para a Clarice que ela é espetacular? Obrigada. O livro aborda a vida da personagem, G.H., que após demitir a empregada, decide fazer uma faxina e encontra uma barata e muitas inquietações surgem. Ela passa para o leitor todos os sentimentos da personagem. Procura sua própria identidade, compartilhando detalhes de cada momento da reflexão existencial de G.H.. 
6. A hora da estrela - Clarice Lispector (1977)
Esse romance conta a história de Macabéa, uma garota alagoana de 19 anos pobre, que se muda para o Rio de Janeiro. Ao desenvolver da história, ela é atropelada por um carro e aí então chega a hora da estrela.
livros para ler em 2019
7. #Girlboss - Sophia Amoruso (2014)
Sophia Amoruso mostra como foi o trajeto para se tornar uma das mulheres mais ricas do planeta. A escritora passou sua adolescência vivendo de carona e de roubar lojas e revirar caçambas, e aos 22, se conformou com um emprego ruim, mas decidiu começar a vender roupas de brechó no Ebay, e então a sua vida deu uma reviravolta, a transformando em uma das mulheres mais influentes do mundo.
8. Admirável mundo novo - Aldous Huxley (1932)
Esse livro é uma distopia, se passando no ano de 2540, onde a tecnologia reprodutiva, manipulação psicológica, condicionamento clássico e hipnopedia tomam a frente da sociedade para mudá-la. A sociedade passa por uma lavagem cerebral com o objetivo de manter a ordem, excluindo qualquer individualidade e crítica sobre a realidade.
9. Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie (2014)
Esse livro é inspirado em uma das palestras que a escritora deu no TED. A palestra é uma das mais incríveis que já assisti na minha vida, a propósito. Ela conta como foi a primeira vez que a chamaram de feminista e conta como ainda precisamos fazer muito mais para podermos alcançar a igualdade de gênero.

⇒ Leia também: AS FRASES MAIS LINDAS DOS LIVROS DA ISABELA FREITAS

10. Mulheres, cultura e política - Angela Davis (1989)
O livro é uma compilação de artigos e discursos. Ela apresenta a luta por uma mudança social progressista. A escritora traz as mudanças que o mundo passou nas décadas anteriores e trabalha o livro inteiro com dados históricos e estatísticas da população negra (principalmente mulheres) nos Estados Unidos. Um livro que merece muita atenção.
11. 1984 - George Orwell (1949)
O romance é uma distopia futurista em que o personagem da história, Winston, vive em uma sociedade totalitária totalmente dominada pelo Estado, onde tudo é coletivo, mas as pessoas são sozinhas. O partido dominante não visa nada para ninguém, apenas o poder, e ao descobrir isso, a história se desenvolve em críticas e analogias em meio a uma ditadura.
12. Revolução dos bichos - George Orwell (1945)
É um livro satírico. O autor mostra o quão cansados os animais estão por trabalhar por uma ração miserável, e no fim, acabam sendo abatidos. Os animais então decidem fazer uma revolução para expulsar o fazendeiro e implantar um regime em que todos serão iguais. 

E aí meus amores! O que acharam das escolhas? Já tinham ouvido falar? Comentem abaixo! São escolhas bem diferentes de tudo que eu já li nesses anos de vício em leitura, mas são extremamente excitantes. Já leu algum desses livros?
Espero muito que tenham gostado do post! Comentem para mim saber a opinião de vocês!
Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação do blog!
Me siga no instagram: @batomdamanda
Até o próximo post amores!♥

Você também vai gostar

4 comentários

  1. O #GirlBoss foi o único que li da lista e vale super a pena! Muito motivador!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda

    ler é sempre bom né?!
    dos citados, qro ler 'Extraordinário' e 'Girlboss'

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda, tudo bem?
    Muito obrigada por sua visita lá no Doces Letras. Já estou seguindo seu blog e suas redes sociais também.
    Eu li Capitães da areia de Jorge Amado em minha adolescência, e lembro de ter gostado. Minha filha leu Mulheres que correm com os lobos da Clarissa Pinkola e gostou, eu ainda não me animei para ler. Também li A Hora da Estrela e apesar de algumas ressalvas eu gostei dele como um todo.
    Espero que consiga realizar sua meta e ler todos da lista.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. ah adorei a sua TBR do ano, tds os livros da clarice valem msm mt a pena! e eu tbm quero mt ler algo da Chimamanda esse ano

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por comentar aqui no blog. Espero muito que tenha gostado do post e que possa ver outros aqui no blog. Qualquer dúvida, responderei. Obrigada pelo carinho.


@batomdamanda
contato-amandasilva@hotmail.com

Facebook

Pinterest