5 receitas caseiras nutritivas MARAVILHOSAS para cabelos ondulados!

domingo, maio 17, 2020

Oiiii, meus amoooores!♥
Tudo bem com vocês? Eu espero que esteja uma maravilha.
A oleosidade natural dos fios encontra dificuldades para chegar até as pontas dos cabelos ondulados e cacheados. Isso acontece porque como o cabelo possui uma curvatura, a oleosidade não consegue descer para o comprimento, fica "presa" entre as ondas e cachos. Por isso, os cabelos ondulados e cacheados são tão adeptos às nutrições. 
Nutrição caseira para cabelo ondulado
Foto: Amanda Silva (@batomdamanda)

O que é nutrição?

A nutrição capilar é um tratamento que tem a função de devolver os lipídios e os nutrientes que a fibra do fio perde.
Essa "gordura" mantém a hidratação dentro dos fios e protege a queratina dos cabelos que é responsável por dar brilho, força e elasticidade. 

Por que é importante?

A nutrição capilar quando feita diariamente tem o super poder de reforçar a barreira de oleosidade natural do fio. Ajuda a manter a umidade dentro da fibra do fio, que garante que as cutículas do fio fiquem seladas, o que já evita o ressecamento. Isso faz com que diminua os danos diários no fio. 

Como fazer?

As duas maneiras mais eficazes de se fazer a nutrição capilar é com a umectação ou fazer misturinha com creme de tratamento. 
A umectação consiste em dar um banho de óleo vegetal por todo o cabelo e deixar agir por mais de três horas ou então dormir com o produto no cabelo e lavar no dia seguinte. 
A outra forma, que é bem mais simples, é misturar o creme de tratamento com um óleo vegetal e deixar agir de acordo com o tempo prescrito na máscara. 

Nutrição capilar com azeite de oliva
Foto: Monika Stawowy

Quais óleos usar?

  1. Abacate
  2. Açaí
  3. Amêndoa
  4. Amendoim
  5. Andiroba
  6. Argan
  7. Baobá
  8. Buriti
  9. Canola
  10. Castanha do Brasil
  11. Coco
  12. Cupuaçu
  13. Dendê (Óleo de Palma)
  14. Jojoba
  15. Macadâmia
  16. Manga
  17. Moringa
  18. Muru-muru
  19. Oliva
  20. Patauá
  21. Pequi
  22. Pracaxi
  23. Rícino/Mamona
  24. Tucumã

Lembrando que todos os óleos precisam ser 100% extravirgem. Esses óleos são prensados para serem extraídos e isso faz com que os nutrientes fiquem intactos. Essa forma de extração também diminui o nível de acidez do óleo.

Nutrição caseira para cabelos ondulados
Foto: Getty Images

Receitas caseiras: 

1. Azeite de oliva extra virgem e mel 

Misture duas colheres de sopa de azeite, uma colher de mel e duas do creme de tratamento até tudo ficar homogêneo. 
A dica é fazer a mistura primeiro com o azeite de oliva e depois colocar a colher de mel. 
  • O azeite de oliva combate a queda, a quebra dos fios e as pontas duplas, repara as cutículas dos fios, estimula o crescimento capilar e trata o couro cabeludo contra a caspa.
  • O mel ajuda a manter a água nos fios, tem ação antioxidante é rico de aminoácidos. Essas propriedades ajudam a selar os fios porosos e quebradiços.

2. Óleo de coco e leite de coco

Misture duas colheres de sopa de óleo de coco, duas colheres de leite de coco e a sua máscara de tratamento até tudo ficar bem homogêneo. Se sentir necessidade, coloque mais uma colher de creme.
  • O óleo de coco é um aliado perfeito contra o frizz e as pontas duplas, possui propriedades antifúngicas e antibacterianas e diminui a aparência de cabelo opaco e quebradiço
  • O leite de coco consegue penetrar no fio e limpá-lo sem agredir. É cheio de gorduras boas que ajudam os cabelos a ficarem macios e brilhosos.

3.  Azeite de oliva, creme de leite e soro fisiológico

Misture duas colheres de sopa de azeite de oliva, duas de creme de leite e uma de soro fisiológico com o seu creme de tratamento. Mexa bastante até deixar a misturinha homogênea.
  • O creme de leite é rico em gorduras boas que nutrem o fio de dentro para fora que resulta em muita maciez.
  • O soro fisiológico ajuda a equilibrar o pH do cabelo e selar as cutículas. Protege o fio de ações externas e promove uma hidratação mais longa.

4. Maionese e óleo de rícino 

Misture uma colher de sopa de maionese, uma colher de óleo de rícino e duas colheres da sua máscara de tratamento até ficar homogêneo. Se sentir necessidade, acrescente um pouco mais de óleo de rícino.
  • A maionese auxilia no fortalecimento dos fios, combate o ressecamento, diminui o frizz, equilibra o pH do couro cabeludo e deixa o cabelo mais brilhoso.
  • O óleo de rícino (ou óleo de mamona) ajuda no crescimento e fortalecimento dos cabelos, combate a caspa, hidrata os fios, combate a oleosidade excessiva no couro cabeludo e diminui a queda.

5. Abacate e mel 

Misture meio abacate com duas a três colheres de sopa de mel. Deixe tudo homogêneo e então misture com o creme de tratamento. 
  • Caso ache isso trabalhoso demais, bata o abacate com o mel no liquidificador e depois misture com a máscara.
  • O abacate possui proteínas que fortalecem os cabelos, mantém a umidade no fio, ajuda no crescimento capilar que resulta em cabelos macios, brilhosos e com menos pontas duplas. 

Recomendações:

  • Não use colher de metal para fazer as misturinhas! Use utensílios de plástico.
  • Não aplique na raiz! Pode entupir os folículos capilares (é onde a raiz do fio está localizada) e causar caspa, prejudicar o crescimento do cabelo e dificultar que a oleosidade percorra o fio.
  • Deixe as receitinhas agirem no cabelo pelo tempo determinado na máscara de tratamento.
  • Dê preferência a máscaras que sejam nutritivas para fazer as misturinhas.
  • Enxágue bem os fios depois da nutrição.
  • As receitinhas podem ser usadas em todos os tipos de cabelo.
  • Pode fazer nutrição até duas vezes por semana

E aí, meus amores? O que acharam das receitinhas caseiras nutritivas? É uma ótima opção de potencializar os tratamentos em casa e ter ótimos resultados. Me contem nos comentários qual o seu tipo de cabelo e qual a misturinha que você já está ansiosa para testar. Estou curiosa!
Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação do blog!
Me siga no Instagram@batomdamanda
Até o próximo post amores!♥

Você também vai gostar

5 comentários

  1. Ameeeei, já vou seguir as dicas :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que sim são umas boas dicas para o fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Adoro azeite de oliva com mel e abacate com azeite de oliva <3. Ajudam demais na nutrição dos meus cabelos :3.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que artigo MA RA VI LHO SO! Amei de verdade, muito explicativo e detalhado. Faz tempo de quero fazer a de maionese, pois nunca fiz e bateu a curiosidade sabe. Muito top suas indicações linda! Bjooo!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por comentar aqui no blog. Espero muito que tenha gostado do post e que possa ver outros aqui no blog. Qualquer dúvida, responderei. Obrigada pelo carinho.


@batomdamanda
contato-amandasilva@hotmail.com

Facebook

Pinterest