5 máscaras caseiras faciais com açafrão: revitalize sua pele!

quarta-feira, abril 15, 2020

Oiiii meus amoooores!♥
Tudo bem com vocês? Espero que esteja tudo uma maravilha!
Original da Índia, o açafrão (ou cúrcuma) costuma ser usado para cozinhar, mas é também um ótimo ingrediente para cuidados na área da beleza. O pigmento amarelo dessa especiaria é rico em propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Ou seja, as qualidades desse tempero são capazes de matar as bactérias, combatem a oxidação da pele que causa flacidez, linhas de expressão, olheiras e rugas, e, ainda, eliminam possíveis inflamações na pele.
Por possuir tantos componentes benéficos para a saúde e beleza, o açafrão é um dos itens mais usados e recomendados para fazer uma limpeza de pele caseira.
É recomendado que as máscaras caseiras para o rosto que levam açafrão sejam usadas principalmente nas peles acneicas e oleosas. Devem ser usadas uma vez por semana.

Máscara de açafrão e mel
Foto: Amanda Silva (@batomdamanda)

Açafrão e mel

Como o açafrão, o mel também possui propriedades antibacterianas. Mas, a principal característica do mel na pele, é a hidratação, que deixa a pele suave e macia. É um poderoso aliado para a limpeza dos poros e também é antioxidante. O açafrão e o mel juntos trazem um resultado potente na pele.

Como usar:
Misture uma colher de sopa de mel com três colheres de sopa de açafrão até ficar homogêneo. Aplique em todo o rosto e deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água morna.

Açafrão e babosa

A babosa (aloe veraalcança a camada mais profunda da pele e por isso é um ótimo aliado no combate às rugas, linhas de expressão e, além disso, ajuda a manter a elasticidade da pele. Acalma e reduz a vermelhidão e o inchaço onde é aplicada.

Como usar:
Misture uma colher de sopa de babosa e de açafrão. Se estiver muito seco, acrescente uma colher de sopa de água. A consistência deve ficar suave, meio líquida, mas não muito fina. Aplique no rosto e deixe de 15 a 20 minutos. Enxágue com água e passe hidratante sem óleo.


⇒ Leia também: ITENS QUE USO PARA OS CUIDADOS FACIAIS DIÁRIOS


Açafrão no rosto benefícios
Foto: Steve Buissine

 Açafrão e óleo de coco

O óleo de coco extravirgem é um hidratante perfeito para a pele. Ótimo contra qualquer secura no rosto e no corpo, o produto alivia a aparência e a sensação de ressecamento. Isso acontece porque o óleo é cheio de ácidos graxos, ou seja, o corpo absorve facilmente os componentes deste item. E, ainda, restaura o equilíbrio natural da pele.

Como usar:
Misture duas colheres de sopa de açafrão com uma colher de sopa de óleo de coco. A consistência deve ser homogênea. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna.

Açafrão, argila e água de rosas

A argila favorece a reprodução celular integral, absorve as toxinas e impurezas, elimina bactérias, tem efeito calmante e deixa pele suave. Já a água de rosas hidrata, acalma, purifica e limpa. Com todas essas qualidades junto ao açafrão, o resultado é potente e deixa a pele como "bumbum de neném".

Como usar:
Misture uma colher de sopa de açafrão e água de rosas e duas colheres de sopa de argila. Mexa até ficar em uma consistência espessa. Aplique por todo o rosto, deixe até a argila secar e enxágue com água.

Açafrão e azeite de oliva

O azeite de oliva extravirgem é rico em antioxidantes e previne o envelhecimento precoce da pele. A parte mais eficiente do azeite é a sua ação purificante que remove as impurezas. Junto com o açafrão, o azeite de oliva resulta em uma pele limpa.

Como usar:
Misture duas colheres de sopa de açafrão e uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem. A consistência da mistura deve estar espessa para a aplicação no rosto. Deixe por 20 minutos e enxágue com água.

⇒ Leia também: RECEITAS CASEIRAS PARA O ROSTO USANDO CAFÉ


Recomendações

  • Evite usar utensílios como colher e vasilhas de alumínio para fazer as misturas, pois os componentes do recipiente podem interferir na máscara. Isso vale para todas as receitinhas caseiras.
  • Logo após ter feito qualquer receitinha caseira facial, é recomendado que passe protetor solar de amplo espectro e FPS (fator de proteção solar) 30 ou superior.
Os tratamentos faciais limpam, mas também deixam a pele mais sensível. O que pode ser mais propício para outros agentes (como os raios solares) agirem e causar efeito contrário.
*Fonte: Minha Vida

O açafrão é um tempero com o colorante muito forte e pode dar trabalho para poder sair todo de uma vez. Caso isso aconteça, teste alguma dessas seis opções para tirar o corante do rosto, unhas e roupas:
  • Óleo de coco
  • Vinagre de maçã
  • Azeite de oliva
  • Lenços umedecidos 
  • Água morna e sabão
  • Acetona ou removedor de esmalte
E aí, meus amores? O que achou das receitinhas? Já tinha ouvido falar de alguma delas? Me contem tudo nos comentários. Estou curiosa para saber o que você acha.
Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação do blog!
Me siga no instagram: @batomdamanda
Até o próximo post amores!♥

Você também vai gostar

4 comentários

  1. Queee tooooop! Amiga eu tava em busca de opções com o açafrão pra testar na minha pele. Esse teu post tem tantas opções descomplicadas que agora não sei qual fazer kkk. Adorei pq são receitinhas bem fáceis. Vou testar uma delas, pq a minha pele tem muitas manchinhas e eu to cuidando cada vez mais pra resolver esse problema, quem sabe o açafrão me ajuda né. kkk Seguindo o seu blog REAL! haha. Bjo flor!!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Lindona,

    Que postagem maraaa, adoramos as dicas.



    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Nunca testei nem uma delas mas adorei as receitinhas e vou fazer aproveitar o feriadão que estarei em casa.

    Beijos
    byglamour.com

    ResponderExcluir
  4. adoro fazer mascaras caseiras e curti mt a receita dessa, já quero fazer

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por comentar aqui no blog. Espero muito que tenha gostado do post e que possa ver outros aqui no blog. Qualquer dúvida, responderei. Obrigada pelo carinho.


@batomdamanda
contato-amandasilva@hotmail.com

Facebook

Pinterest