7 truques que vão ajudar a controlar o frizz no cabelo ondulado!

domingo, maio 10, 2020

Oiiii, meus amoooores!♥
Tudo bem com vocês? Espero que esteja tudo uma maravilha.
O frizz nada mais são que fios arrepiados. Simplista demais essa explicação, né? É uma reação dos fios à falta de hidratação, contato com a umidade e por conta de fios quebradiços. Nós temos contato apenas com a camada exterior do fio, mas quando resseca, ela abre e perde a forma e causa o frizz. Fonte: All Things Hair.
Os cabelos ondulados e cacheados são mais propícios ao frizz, você sabia disso? Isso acontece porque a oleosidade natural da raiz dos fios tem dificuldade de chegar até as pontas. 

Diminuir frizz no cabelo ondulado
Foto: Arquivo pessoal/ Amanda Silva (@batomdamanda)

Mas, o frizz é normal

Todos os cabelos possuem frizz. Seja liso, ondulado, cacheado e crespo, vão ter alguns fios fora do lugar. Por isso, é importante saber que é NATURAL. Você pode fazer todos os truques deste post, mas ainda vai ter frizz em alguma parte do seu cabelo. Estranho seria se não tivesse um fiozinho levantado! 
  • É importante ressaltar também que, além das ondas, o frizz é uma característica muito marcante dos cabelos ondulados. Em muitos casos, é possível descobrir a curvatura do seu cabelo pela forma que ele reage à umidade e à eletricidade estática. Um caso típico dos ondulados que são taxados a "lisos bagunçados". 
A umidade é a principal causa para que os cabelos ondulados, cacheados e crespos tenham frizz, por isso é comum que no tempo chuvoso esses fiozinhos estejam mais ativos.
  • O frizz não precisa ser visto como inimigo! Use dos cabelos arrepiadinhos para dar personalidade ao seu cabelo.

1. Na hora de secar, não esfregue o cabelo

Mesmo que seja com uma toalha de algodão, não esfregue. Vai causar atrito que o frizz tanto adora. Evite essa prática. Comece a apertar as pontas do cabelo levemente para secar e vai subindo aos poucos, sempre apertando. Isso vai te ajudar bastante a controlar os fios arrepiados.

2. Umectação

A umectação é nada mais que um banho de óleo vegetal no cabelo, da raiz até as pontas. Para esse tratamento, é muito comum o óleo de coco, óleo de rícino, óleo de girassol e azeite de oliva. Pode ser deixado por horas nas madeixas para que o cabelo consiga absorver todas as propriedades. É muito frequente fazer durante a noite, mas se você tem umas três horas livres durante o dia, faça. Os óleos vão nutrir o cabelo e repor a oleosidade natural, deixando os fios mais leves e sem frizz.

Umectação cabelo ondulado
Foto: Shutterstock

3. Não penteie o cabelo seco

Se tem uma coisa que quebra o cabelo é exatamente essa prática. Os cabelos não devem jamais ser penteados secos. Para evitar isso, umedeça o cabelo, aplique um óleo ou creme de pentear e comece a desembaraçar das pontas e aos poucos vá subindo. Você vai conseguir manter o fio no lugar e manter a definição.

4. Pente de madeira de dentes largos

Complementando a dica anterior, evite pentes de plástico. Lembra da eletricidade estática e as madeixas? O cabelo humano é muito sensível ao plástico, e o pente de madeira retira a eletricidade estática dos fios. Você vai ter um cabelo fácil de desembaraçar, com menos nós e frizz.

5. Shampoo hidratante

Tenha preferência por shampoos que limpam e hidratam os fios. Como a oleosidade natural não desce para as pontas, a hidratação do shampoo promove o equilíbrio entre a raiz e o comprimento do cabelo. Pode ser um shampoo liberado para low e no poo ou os proibidos (que contém sulfato). 

6. Cronograma capilar

O cronograma capilar nada mais é que organizar a rotina de cuidados capilares, intercalando entre hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação repõe a água dos fios, a nutrição devolve os óleos naturais para as madeixas e a reconstrução repõe as proteínas e a massa capilar. Esses tratamentos deixam o cabelo mais saudáveis e consequentemente, a quantidade de frizz será menor.

7. Fronha e touca de cetim

O tecido de algodão é ótimo para secar e amassar os cabelos, mas é terrível para manter a definição nos fios. Enquanto você dorme, você se mexe e os cabelos não estão isentos disso. A touca e a fronha de cetim são grandes aliados para a hora de dormir e do banho, para não amassar o cabelo, marcar ou desfazer toda a definição. O tecido de cetim faz com que o cabelo deslize e não amasse, diminuindo a possibilidade de frizz.  
Onde comprar? Niale
Fronha de cetim cabelo cacheado
Reprodução: Instagram @daniazevedo100

⇒ Leia também: 3 ÓLEOS CAPILARES QUE PODEM SALVAR SEU BAD HAIR DAY!

Lembrando que essas dicas vão ajudar a controlar o frizz e não acabar. A melhor coisa a se fazer é aceitar. Sim, aceitar! Quanto mais você ficar pensando na quantidade de frizz que o seu cabelo tem, você começa a enxergar o dobro. No momento em que você aceita e para de cobrar do seu cabelo que ele tenha todos os fios no lugar, você vai ver que é um detalhe mínimo que está ali para deixar o seu cabelo mais incrível!

A recomendação da loja não é publicidade. 

E aí, meus amores? O que acharam das dicas? Já fizeram alguma dessas? As dicas vão amenizar bastante o frizz no cabelo ondulado. As dicas também dão super certo nos cabelos cacheados. Você precisa entender que tá tudo bem ter frizz, viu? Cuide bastante das suas madeixas para ficarem saudáveis e lindas.
Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação do blog!
Me siga no Instagram@batomdamanda
Até o próximo post amores!♥

Você também vai gostar

10 comentários

  1. Oh que tens aí umas boas dicas, vai ajudar bastante quem sofre desse mal
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas e a maioria tb serve para os cacheados!!

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso voltar a fazer umectação, sempre me dá preguiça kkkkk.
    Também sou doida por fronha de cetim, mas ainda não achei para comprar. =\

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pathy ! Vc pode encontrar na no site Shopee eu encontrei lá.Espero q te ajude, abraço!

      Excluir
  4. Adorei as dicas! Meu cabelo tem frizz demais, me incomoda muito porque faz perder um pouco da definição.
    Não penteio de jeito nenhum o meu cabelo seco, nunca nunca.
    Eu não sabia sobre a escova/pente de plástico. Vou passar a usar a de madeira que tem aqui.
    Eu tinha visto sobre a touca de cetim que ajuda contra o frizz, mas nunca achei para vender por aqui onde moro.

    Beijos
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  5. Dicas top demais!!! Eu sou louca para comprar o kit com a touca e a fronha, pq amo day after e esses acessórios ajudam bastante tbm né. Bjooo!

    ResponderExcluir
  6. Dicas que faço e sigo, pq convivo com frizz principalmente quando uso meu cabelo natural.
    Bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por comentar aqui no blog. Espero muito que tenha gostado do post e que possa ver outros aqui no blog. Qualquer dúvida, responderei. Obrigada pelo carinho.


@batomdamanda
contato-amandasilva@hotmail.com

Facebook

Pinterest