Os 7 estilos universais da moda - como descobrir o seu?

domingo, abril 05, 2020

Oiii meus amores!♥
Tudo bem com vocês? Eu espero que esteja tudo uma maravilha!
No mundo da moda, existem sete estilos universais. São eles: o clássico, esportivo, contemporâneo, romântico, sexy, dramático e o criativo. Essa divisão foi criada pela Alyce Parsons e Mimi Dorsey, precursoras da consultoria de imagem e estilo. A teoria dos estilos universais relaciona o comportamento e a personalidade com as preferências relacionadas ao vestuário que vão estabelecer padrões que levam até os sete estilos universais.

VALE LEMBRAR QUE os sete estilos não são para você se enquadrar e pronto. Na verdade, você pode se identificar com até três estilos (claro que existem casos em que a pessoa se identifica com todos). Nos diferentes momentos, você vai transitar entre os três que se identifica, mas terá sempre um predominante que será a sua base para montar qualquer produção. A sua personalidade e como quer expressá-la vão contar como fator principal para identificar os seus estilos. Definir os estilos é para te dar um norte e adaptar eles para si mesma.

⇒ Leia também: LOOK: SAIA JEANS DE BOTÕES E MOCHILA

Os 7 estilos universais:

1. ESTILO CLÁSSICO ou tradicional

Estilo clássico tradicional
Fotos: Reprodução/Pinterest
Quem se identifica com o estilo clássico é tradicional, reservada, centrada e focada. As peças são sempre alinhadas, estruturadas e com modelagens retas. Procuram sempre pela melhor qualidade, durabilidade e discrição. As estampas risca de giz, príncipe de gales e espinha de peixe são as mais escolhidas. Os tons neutros estão entre os preferidos da mulher do estilo clássico. As mulheres clássicas transmitem sofisticação e formalidade.

2. ESTILO CASUAL ou básico 

Estilo esportivo básico
Fotos: Reprodução/Pinterest
O estilo casual tem como sua principal característica o conforto. A praticidade e a simplicidade fazem o look básico ser despretensioso e quem se identifica com esse estilo não está querendo parecer uma fashionista. Os looks são compostos por peças leves, cores neutras e pequenas estampas, como o poá e listras.  As principais peças usadas pela mulher básica são os jeans, tênis, mochilinhas e sandálias. A mulher básica transmite otimismo, naturalidade e leveza.

3. ESTILO CONTEMPORÂNEO ou elegante

Estilo contemporâneo elegante
Fotos: Reprodução/Pinterest
O estilo contemporâneo é moderno e elegante. Possui algumas características em comum com o estilo clássico, mas segue as tendências do momento nos quesitos modelagem, cor, acessórios e tecido. Os blazer de corte moderno, blusas de seda, jeans premium e salto alto delicado são as peças chaves da mulher contemporânea. As cores usadas podem ser neutras ou vibrantes, de acordo com a personalidade de quem usa. O estilo transmite autoconfiança, sucesso e elegância.

4. ESTILO ROMÂNTICO

looks estilo romântico
Fotos: Reprodução/Pinterest
O estilo romântico é caracterizado pela delicadeza e feminilidade. Os bordados, os looks muito bem alinhados e o toque retrô nas peças dão essa aparência. Os tons sempre estão na paleta pastel e estampas divertidas que lembram o universo infantil compõem o look da mulher romântica.
As peças são soltas e fluidas. Cintura alta, vestidos longos, sapatilhas, saias rodadas e acessórios delicados são as peças chaves do estilo. A mulher romântica é extremamente feminina, confiante e doce.

5. ESTILO SEXY

Looks estilo sexy
Fotos: Reprodução/Pinterest
Com peças mais justas, cortes que acentuam as curvas e pele à mostra, a mulher sexy transmite segurança, poder e principalmente, sensualidade. O estilo sexy usa muito as cores preto e vermelho, e as estampas animal print, zebra e cobra. O salto agulha, óculos de sol grande, jeans justos, decotes, saias curtas e justas estão entre as peças mais usadas neste estilo. É ousada e atrai a  atenção para pontos estratégicos. O couro, a viscose e o paetê são muito usados nas composições.

6. ESTILO DRAMÁTICO URBANO

looks estilo dramático
Fotos: Reprodução/Pinterest
O estilo dramático urbano é marcado pela rebeldia em suas composições. As pessoas que se identificam com esse estilo costumam ser de personalidade forte e seguir tendência de moda não é a prioridade. As cores preto e branco e os detalhes em metal são muito usados. Os jeans destroyed, blusas e casacos volumosos, jaqueta de couro e coturno são as principais peças do guarda-roupa do dramático urbano. A mulher desse estilo transmite segurança, modernidade e poder.

7. ESTILO CRIATIVO

looks estilo criativo
Fotos: Reprodução/Pinterest
A mulher do estilo criativo ama inovar. Faz os seus looks uma arte e transita em todos os estilos. As produções sempre são coloridas, estampadas, assimétricas e volumosas. Não existem regras para as composições do criativo. As peças chaves de todos os outros estilos podem ser usadas em um só look do criativo. A pessoa que se identifica com o estilo criativo transmite autenticidade, inspiração e liberdade

⇒ Leia também: 13 TENDÊNCIAS DE MODA QUE PROMETEM BOMBAR NO ANO DE 2020

Ainda está com dificuldade de encontrar o seu estilo?

Através da identificação que você tem nos estilos é criada a sua identidade visual. Mas, você pode ter ficado confusa com as inspirações e não ter se identificado já de cara. É normal.
Recomendo que você faça o teste de estilo que foi desenvolvido pela personal stylist brasileira Juliana Brasil
Através deste post, você pode ter compreendido o porquê de amar ou odiar algumas peças de roupas. O teste de estilo é assertivo. Vai ajudar a mudar a forma que você se expressa e dizer se é ou não condizente com a imagem que você quer passar. Também será de grande ajuda para a hora das compras e reutilizar o que você já tem no seu guarda-roupa. Economia de peças, dinheiro e ainda ajuda o meio ambiente.

Clique aqui e receba descontos da Cupom Org! Aproveite para gastar pouco e se vestir bem.

E aí, meus amores? Quais são os seus estilos? Se identificou mais com quais? Quais não usaria nem que te pagassem? Me conte tudo nos comentários, estou curiosa para saber quais são os seus estilos. Se suas amigas têm dúvidas de quais estilos se identificar, compartilhe este post com elas. Isso pode transformar a forma com que elas se expressam.
Gostou do post? Compartilhe para ajudar na divulgação do blog!
Me siga no instagram: @batomdamanda
Até o próximo post amores!♥

Você também vai gostar

5 comentários

  1. me identifico muito com o estilo sexy, esportivo e romântico!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  2. O meu é básico do básico kkkkk. Mas vou fazer o teste. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. I like the classic style but I think I dress more comfortable. :)

    Perla Lifestyle Blog

    ResponderExcluir
  4. Ahhh que post maravilhoso, amei e descobri o meu estilo, romântico haha

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer o meu teste de estilo agora, nunca achei que tivesse um, porque gosto de um pouco de tudo kkkk

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por comentar aqui no blog. Espero muito que tenha gostado do post e que possa ver outros aqui no blog. Qualquer dúvida, responderei. Obrigada pelo carinho.


@batomdamanda
contato-amandasilva@hotmail.com

Facebook

Pinterest